A IMPORTÂNCIA DO RETENTOR

A IMPORTÂNCIA DO RETENTOR

A Importância do Retentor
A principal função dos retentores é reter: o que está dentro não sai e o que está fora não entra. Assim, o retentor mantém óleo, graxa e outros tipos de fluidos que devem ser contidos no interior de uma máquina e evita a entrada de impurezas do meio externo como terra, areia, poeira etc.
Os retentores estão presentes no nosso dia a dia e são utilizados nos mais variados equipamentos. Desde carros, caminhões, ônibus, motocicleta, máquinas agrícolas, até eletrodomésticos, aviões e máquinas industriais.

Borracha
Existem dois tipos de borracha, a natural e a sintética.
Nos retentores são utilizados borrachas sintéticas, de quatro tipos diferentes:

Nitrílica (NBR)
A maior parte dos retentores são de borracha nitrílica. Sua faixa de resistência térmica vai de -40 ºC a 100 ºC, podendo atingir até 110 ºC no pico. A borracha nitrílica é compatível com óleos minerais, graxas, óleo diesel e água.

Poliacrílica (ACM)
A base desta borracha é o acrílico. Sua faixa de temperatura vai de -40 ºC a 130 ºC. A borracha poliacrílica é compatível com óleos de transmissão e de motor.

Silicone (MVQ)
O silicone suporta temperaturas de -65 ºC a 150 ºC. Compatível com óleo e água, é utilizado principalmente para vedar óleos de motor.

Fluorelastômero (FPM)
A Sabó foi uma das primeiras empresas do mundo a utilizar o fluorelastômero como matéria-prima para retentores. O fluorelastômero é a mais nobre das borrachas apresentadas até aqui e seu processo de fabricação, o mais complexo.
Sua faixa de temperatura vai de -35 ºC a 180 ºC. Graças a sua estabilidade, é um ótimo vedador de óleos e combustíveis.

PTFE
Além das borrachas sintéticas, outros materiais podem ser aplicados nos sistemas de vedação, como o “PTFE” (Poly Tetra Fluor Etileno), o popular “Teflon”. Atualmente, os retentores têm uma nova concepção de trabalho: os sistemas integrados de vedação que proporcionam ao aplicador maior rapidez e eficiência nas reparações dos motores.
Esta grande evolução do produto aconteceu graças à evolução da matéria-prima.
O material de PTFE pode suportar até 300 ºC de temperatura positiva e 260 °C de temperatura negativa, muito mais que qualquer outro elastômero.

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